A MARCA

A maioria das grandes marcas de seguro e proteção veicular analisadas aplica apenas uma cor (principalmente azul), logotipo e tagline. Isso porque o azul traz diversas associações positivas, como tranquilidade, segurança e nobreza.

No entanto, a AutoAlliance não é e não se propõe a ser uma seguradora tradicional. Com seu modelo de negócio inovador, busca oferecer a proteção que se busca nas grandes seguradoras, porém, de forma personalizada de acordo com a história de cada consumidor e por valores muito mais baratos. Assim, a opção pelo roxo como a cor principal da marca busca suscitar algumas das mesmas associações positivas do azul – durabilidade, segurança e tranquilidade –, entretanto, diferenciando visualmente a marca das seguradoras concorrentes.

Progressivamente, as marcas estão se tornando mais simples, com menos informações de texto e de traço. Essa tendência se dá pela quantidade cada vez maior de informações que nos impactam diariamente e nos obrigam a ter escolhas cada vez mais rápidas na formação do nosso mapa visual. Estudos de neurociência mostram que o ser humano tende a direcionar o olhar para atrações mais simples – pelo prazer do reconhecimento
(de formas, cores e figuras) – e quando uma informação visual se torna complexa ou muito densa, evitamos este ponto visual para privilegiar assimilações rápidas e fáceis, que não exijam muito do nosso cérebro e da nossa visão.

Levando em conta nossa cognição nos dias de hoje e focando na construção de presença e criação de relevância, trabalhamos com uma marca minimalista e de fácil assimilação. Ela transmite segurança e tranquilidade, com leveza.

Em termos de associações imagéticas, os elementos da marca referenciam diversos objetos comuns ao motorista:

• O círculo retoma o volante, o velocímetro, as rodas de um carro. Mais importante, ele também constitui um elemento de proteção, envolvendo a marca.
• A letra “a” estilizada ao centro da marca, além da função evidente de resumir simbolicamente o nome “AutoAlliance”, também referencia os ícones utilizados na maior parte de aparelhos GPS para representar o motorista se movimentando. Dessa forma, a marca da AutoAlliance constitui a sutil metáfora visual do motorista envolto e protegido, sempre no radar da marca.



Credits
Advertising Agency: Stylus Propaganda, Goiânia, Brazil
Creative Director, Copywriter: Pedro Carneiro
Art Director: Juverson Garcez



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